Karoliny Damasceno
5 sinais de depressão
Atualizado: 20 de fev.

📌 A depressão é considerada por muitas pessoas como o “mal do século”, por ser uma doença crônica e que gera muitos prejuízos 💡🥴
Só no Brasil, cerca de 6% da população é afetada pela doença. Logo, ela deve ser encarada com o máximo de seriedade ☝️
Separei 5 sinais que podem indicar que você está entrando em depressão e como você pode fazer para evitá-los👇
.
➡ Alto grau de pessimismo: não conseguir ter bons pensamentos e analisar a vida pela perspectiva positiva.
➡ Sensação contínua de tristeza: é importante distinguir a tristeza normal da depressão, sendo a frequência e a intensidade os fatores determinantes para essa diferenciação.
➡ Alterações no apetite e no sono: Dormir por muito tempo ou passar noites em claro e sentir muita fome ou não ter vontade nenhuma de comer são indícios sintomáticos de quem está entrando em estado depressivo.
➡ Sentimentos de culpa e perda da autoestima: está relacionado com a sensação de que a “vida está sem sentido”, de que ninguém se importa com você ou de se sentir um “peso na vida dos outros”.
➡ Falta de concentração e motivação: sensação de cabeça vazia, com dificuldade de concentrar-se, de indecisão, de prestar atenção.
.
É normal qualquer pessoa ter sentimentos de tristeza ou infelicidade com situações estressantes do dia a dia, ainda mais agora com a pandemia 🦠. Porém, pessoas que convivem com essas sensações constantemente, precisam buscar ajuda profissional para um acompanhamento individualizado.
.
❗ O principal a se fazer é investigar a causa dessas reações e iniciar um trabalho que vai desde o autoconhecimento, uma rede de apoio até o acompanhamento psicológico em sessões de terapia.
Psicóloga Karoliny Lima Damasceno
www.karol.psc.br