top of page
Buscar
  • Foto do escritorKaroliny Damasceno

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

Atualizado: 20 de fev. de 2023

A Terapia Cognitivo Comportamental – TCC, é uma abordagem psicológica que examina como as pessoas pensam e como se sentem, tanto emocional quanto fisicamente. Predominantemente, o psicólogo que se utiliza dessa abordagem investigará como esses fatores influenciam uns aos outros e servem para manter os desafios associados às doenças mentais como ansiedade e depressão.


Em essência, a TCC enfatiza a ligação entre como as pessoas pensam (cognições) e se sentem (tanto emocional quanto fisicamente) e se comportam em resposta a esses pensamentos e sentimentos. Esses fatores (pensamentos, emoções, sensações físicas, comportamentos) estão interligados e são oriundos da forma como percebemos o mundo ao nosso redor.






Os eventos cotidianos são as SITUAÇÕES da vida onde nossas PERCEPÇÕES sobre o outro, o mundo e nós mesmos são reveladas em forma de pensamentos que, consequentemente, afetará nossos sensações físicas e emocionais e definirá o comportamento.


Imagine a situação de ter que apresentar um seminário. Um indivíduo que não se sente confortável em falar em público tem pensamentos catastróficos e que na sua cabeça são absolutamente verdadeiros. Tal sujeito, sentirá uma gama de sensações físicas e emocionais desconfortáveis e adotará o comportamento de não ir apresentar o seminário. O senso comum diz que fazemos coisas sem pensar. Mas para a TCC, o seu comportamento é consequência da sua forma de pensar sobre determinada situação .





A forma de perceber o mundo ao nosso redor é mais importante do que a própria situação vivida. No exemplo citado, o problema maior não é a apresentação do seminário. O problema esta na percepção do sujeito sobre a situação. Você já se viu nesse tipo de situação? conhece alguém assim?... É claro, há exceções óbvias... por exemplo, ser exposto à violência extrema ou outros ambientes que têm uma influência importante.


Então, a maneira como você pensa (cognições) sobre as coisas podem afetar como você se sente (emoções, sentimentos e sensações físicas), bem como o que você faz como consequência (comportamentos)


A TCC é muito útil para nos ajudar a entender o que muitas vezes parece ser uma dificuldade avassaladora, dividindo-as em partes menores e vendo como diferentes aspectos podem influenciar uns aos outros e manter os problemas em andamento. A TCC é uma terapia eficaz no combate aos transtornos mentais como ansiedade e depressão.

E como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental na prática? Bom, esse será o tema a ser abordado no próximo post.


Psicóloga Karoliny Lima Damasceno

www.karol.psc.br





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page